Saiba tudo sobre o edital do ENEM 2021

edital do ENEM 2021

O edital do ENEM 2021 já foi publicado e é hora de acelerar a sua preparação! Porém, vamos destrinchar antes tudo de importante que está nesse documento. Assim, elaboramos este guia completo para lhe informar e ajudar a garantir a sua aprovação. Continue lendo para descobrir.

Cronograma no edital do ENEM 2021

Primeiramente, as inscrições para o exame serão entre os dias 30 de junho e 14 de julho. Elas ocorrerão na Página do Participante, a qual você acessará utilizando o login gov.br. Já na inscrição, aparecerá a opção para escolher a versão impressa ou digital do exame, que serão realizadas no mesmo dia. Dessa forma, fique atento, pois, após essa escolha, não será mais possível alterá-la. Além disso, as provas acontecerão em dois domingos consecutivos, como já é costumeiro. Veja a seguir outras datas importantes desse certame:

• 09 de junho: resultado do pedido de isenção de taxa de inscrição.
  • 14 a 18 de junho: período para pedir recurso para quem teve a isenção negada.
  • 25 de junho: resultado dos recursos.
  • 30 de junho a 14 de julho: pedido de atendimento especializado durante o exame.
  • 19 de julho: prazo máximo de pagamento da taxa de inscrição.
  • 21 de novembro: primeiro dia de aplicação.
  • 28 de novembro: segundo dia de aplicação.
  • 01 de dezembro: prazo para divulgação do gabarito das provas objetivas.

Por outro lado, a divulgação dos locais de prova ainda não tem data definida, tampouco o dia para o resultado dos exames, que muito provavelmente ocorrerá em 2022.

Pagamento

O valor da inscrição é de R$85, com prazo de quitação até o dia 19 de julho, como mencionamos anteriormente. O pagamento ocorrerá por meio de uma GRU Cobrança disponibilizada na Página do Participante após o seu registro. Por isso, preste atenção no horário de compensação bancária do seu banco para não ter nenhuma surpresa!

Horários

Os horários de realização da prova dispostos a seguir servem tanto para a versão impressa quanto para a digital:

• 12h: abertura dos portões.
  • 13h: fechamento dos portões.
  • 13h30: início da prova.
  • 19h: fim do primeiro dia de prova.
  • 18h30: fim do segundo dia de prova.

Estrutura do ENEM 2021

Esse exame seguirá o modelo tradicional dos anos anteriores, com quatro provas objetivas e uma redação. Principalmente, não esqueça de conferir a Matriz de Referência que estrutura os conhecimentos cobrados no ENEM.

No primeiro dia, ocorrerão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a de Ciências Humanas e suas Tecnologias, cada uma com 45 questões de múltipla escolha. Além disso, o candidato também deverá redigir uma redação em língua portuguesa na qual a pontuação máxima é a nota mil, dividida em cinco competências e valendo duzentos pontos cada.

No segundo dia, ocorrerão as provas de Matemática e suas Tecnologias e a de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, cada uma também com 45 questões de múltipla escolha.

ENEM impresso

O formato tradicional do exame será aplicado em centenas de cidades de todos os estados e no Distrito Federal (o rol dos municípios está presente ao fim do edital). Nesse modelo, o candidato receberá na hora da prova um Caderno de Questões, um Cartão-Resposta, uma Folha de Redação e uma Folha de Rascunho. A saber, é importante relembrar que o exame deve ser escrito com caneta esferográfica de tinta preta, produzida em material transparente.

ENEM digital

Esse formato inovador foi adotado no último exame e será novamente utilizado no ENEM 2021. De fato, o MEC planeja que a prova seja 100% digital até 2026. A versão digital deste ano será exclusiva para quem está concluindo ou já concluiu o ensino médio em 2021. O INEP disponibilizará a inscrição para 101.100 estudantes distribuídos em 99 municípios.

Cabe enfatizar que o exame não ocorre em computadores pessoais, mas em dispositivos eletrônicos seguros e verificados disponibilizados pelo MEC nos locais de prova. Além disso, embora esse modelo seja digital, a redação deverá ser redigida manualmente pelo candidato em uma prova impressa.

Treineiros

Esses são os participantes que só terminarão o ensino médio após o fim de 2021 ou os que não o estejam cursando. Em muitos casos, os treineiros são candidatos que realizam o ENEM para fins de avaliação de conhecimentos. Desse modo, o INEP só permitirá para essa categoria a inscrição no ENEM impresso. Contudo, ela deve seguir as mesmas regras dos outros participantes, exceto pelo fato de que o resultado do exame dos treineiros só será divulgado dois meses após a liberação das notas dos candidatos regulares.

Medidas sanitárias

Assim como no exame passado, a realização do ENEM respeitará as medidas de combate à disseminação do coronavírus. Logo, a utilização de máscara durante a prova é obrigatória. Da mesma maneira, incentiva-se o distanciamento físico entre as pessoas no local do exame e frascos de álcool-gel estarão disponíveis nos locais.

Além disso, o edital do exame proíbe a realização da prova por candidatos contaminados por doenças infectocontagiosas, como a COVID-19. Ou seja, o candidato que adoecer na época da prova deverá solicitar a sua reaplicação na Página do Participante em até cinco dias úteis depois do desfecho do ENEM 2021.

Por fim, é essencial ler e reler o edital do ENEM 2021 várias vezes para se preparar verdadeiramente. Assim, atente especificamente para o cronograma, para as obrigações do candidato e para as condições que podem lhe eliminar do exame. Além disso, não deixe de acompanhar com frequência a Página do Participante para mais informações.

Gostou deste guia? Siga as nossas redes sociais no Instagram e no Facebook para se antenar sobre o ENEM 2021.

como mandar bem nas provas

7 dicas de como mandar bem nas provas

Uma das maiores aflições do vestibulando é conseguir boas dicas de como mandar bem nas provas. Afinal, existem diversos fatores que podem determinar a aprovação